sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Por um sorriso saudável

O esmalte é a parte externa e responsável principal pela aparência e beleza dos dentes. Mas é bem mais do que isso. É ele quem protege a área interna, mais macia e sensível, dos desgastes provocados pelo que comemos e bebemos. O certo é que o esmalte possa cumprir essa função durante toda a vida, só que algumas substâncias podem provocar a sua erosão, comprometendo não só a aparência, mas a saúde dental.
 
E não somente o cigarro, mas açúcar e outros alimentos pouco nutritivos, a exemplo de refrigerantes à base de cola e doces, provocam o problema. Estão na lista dos ácidos vinho tinto, vinagre, chá preto, maçã e suco de laranja. A combinação desses itens com a negligência na manutenção dos dentes pode tornar irreversível a perda do esmalte, já que o corpo se torna incapaz de restaurá-lo naturalmente. Uso de antibióticos na fase de formação dos dentes permanentes também é prejudicial.
 
No dia a dia, para combater a ação dos ácidos sobre os dentes, a Associação Brasileira de Odontologia recomenda reduzir a frequência e a quantidade consumida dessas bebidas e alimentos agressivos. Caso haja a ingestão, o ideal é enxaguar a boca com água logo após o consumo, o que vai contribuir com o reequilíbrio do pH natural. E o melhor é não escovar os dentes imediatamente após comidas e bebidas ácidas.
 
Na hora de limpar a boca, é preciso caprichar para evitar cáries, gengivite, mau hálito e a erosão do esmalte. Indo frequentemente ao dentista, peça a ele orientações sobre os movimentos corretos de escovação e os tipos e modelos ideais de escova. O dentista Newton Miranda de Carvalho reforça a necessidade de escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia: ao acordar, depois do almoço e antes de dormir. À noite, atenção redobrada com a limpeza, já que durante o sono é mais comum a proliferação de bactérias causadoras de cáries e gengivite, em razão da menor produção de saliva.
 
Uma opção para reverter esse processo e regenerar o esmalte do dente, é o creme dental para uso diário REGENERATE Enamel Science™ e um Serum Potencializador para o reforço mensal, que por possuir a tecnologia NR-5™ restaura 82% do esmalte após três dias de uso.
 
Na rotina das escovações, a solução é ter a nécessaire com escova, creme dental, enxaguante bucal e fio dental sempre a mão. Leva um pouco mais de tempo, mas passar o fio dental é o que vai retirar aqueles resíduos que a escova não alcança.

Fonte: https://www.portalvital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário