sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sono – a importância de dormir bem


Sono – a importância de dormir bem

Quem não gosta ou precisa de um boa noite de sono, dormir é essencial para recuperação física e mental. Vamos ver mais sobre o poder do sono.
O sono faz parte da Tríade da boa performance em qualquer esporte ou atividade esportiva: Treino-Alimentação-Descanso.
Uma boa noite de sono recuperará melhor sua musculatura, você terá mais energia e entusiasmo para o dia e os outros treinos.
Se você está sempre bem disposto durante o dia, no trabalho, na escola e nos momentos de lazer é sinal de que o seu sono é bom e está realmente repondo suas energias.

Curiosidades sobre o sono

Durante o sono diversas funções corporais são organizadas:
1- Funções cardiovasculares: pressão diminui e há alterações nas frequências cardíacas e respiratórias;
2- Liberação de hormônios:
  • hormônio do crescimento – em adultos atua garantindo maior disposição física e motivação para as atividades diárias. Contribui para a eliminação de gordura, redução da flacidez dos músculos e da fragilidade dos ossos. Portanto, o sono também age contra o envelhecimento e o desgaste do organismo.
  • Prolactina – para grávidas, estimulando a produção de leite.
  • TSH –  hormônio estimulante da tiroide, controla a atividade dessa importante glândula.
  • Interleucina –  proteínas naturais importantes para a ativação dos linfócitos que são integrantes dos sistemas de defesa do corpo contra as bactérias e os vírus.
  • Leptina – hormônio que age principalmente no controle do apetite é liberado em grandes quantidades, permitindo controle da fome.
3- Memória: durante o sono a temperatura cerebral é regulada, permitindo assim a consolidação do que se aprendeu durante o dia. Passar a noite estudando não é boa ideia então!
Uma boa noite de sono garantirá assim que seus treinos deem o resultado desejado. Sejam treinos aeróbicos ou de hipertrofia, descansar é fundamental.
Durante à noite seu corpo se prepara para o dia seguinte, mapeando todas as informações recebidas no dia anterior; hormônios entram em ação para reorganizar as funções corpóreas; micro lesões são recuperadas durante o sono; seu cérebro está em plena atividade enquanto você descansa.

Dicas para dormir rápido e melhor

Abaixo vamos dar algumas dicas para que você possa dormir rápido e ter uma boa noite de sono.
  • Não faça refeições exageradas antes de deitar – além de estocar como gordura, a comida em excesso poderá atrapalhar seu sono, isso porque o corpo vai precisar fazer digestão daquele alimento.
  • Evite cafeína nas últimas horas do dia – isso incluí termogênicos, afinal eles contém muita cafeína, ela dificultará a chegada do sono e não será um sono tranquilo.
  • Tenha o hábito de ir deitar – talvez você fuja de rotina, mas seu corpo não, saber que está na hora de dormir irá facilitar a chegada do sono.
  • Dê preferência para atividade física de manhã – eu sei que é difícil com tanta correria, conseguir encaixar os treinos pela manhã, mas quando treinamos liberamos a endorfina e adrenalina, deixando o corpo “ligado nos 220v”, treinando pelas manhã você ainda terá um dia produtivo.
  • Só use pílulas para dormir em caso de absoluta necessidade e sob orientação médica, elas são viciantes e muitas vezes desnecessárias.
  • Alongamento, massagem, banhos quentes e relaxantes são ótimos para desligar o corpo, pegar no sono mais rápido e recuperativo.
  • Use o colchonete Invel Recharge – A Invel desenvolveu um produto para tratar a insônia, seu colchonete possui a tecnologia Biocerâmica MIG3, uma tecnologia japonesa que provoca relaxamento muscular, aumento da circulação sanguínea, diminuindo o tempo para cair no sono e tendo uma noite mais recuperativa.
Todo o ser humano necessita de uma boa noite de sono, para trabalhar, produzir, treinar e ter boa performance o sono essencial. Busque seguir nossas dicas.
Gostou? Então compartilha!
Bom sono!
Fonte : http://horadotreino.com.br/


terça-feira, 5 de abril de 2016

Frequência Cardíaca de Treino


Frequência Cardíaca de Treino


Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Mas, será que existe uma forma de acompanhar e verificar se o ritmo está adequado para o treino? Sim! Por meio da frequência cardíaca.
Isso explica aquelas imagens clássicas nas esteiras e bikes, indicando a idade e o nível de intensidade de acordo com a frequência cardíaca (FC).

Como descobrir sua frequência cardíaca de treino? 

Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino. Não vou detalhá-las mas, para não deixá-los curiosos, a mais usada é a fórmula de Karvonen que, como todas as outras, baseia-se na FC máxima. A melhor forma para descobrir a sua FC máxima é a realização do teste de esforço máximo, onde pode ser verificado mais precisamente o cume dos batimentos. Porém, para alguns momentos, a famosa continha 220 – sua idade (razão de conter a idade nas imagens) pode ajudar a resolver essa questão.
Depois de ler o texto e deixar seu comentário, você pode descobrir sua FC de treino informando alguns dados. Importante ressaltar que para cada pessoa é recomendado um tipo de intensidade: para gestantes intensidade leve e moderada; alguns atletas intensidade difícil ou máxima; cardiopatas intensidade muito leve à moderada. Portanto, fale com seu médico e professor para que  juntos indiquem a melhor intensidade para o momento.
Frequência Cardíaca de Treino
Para descobrir o bpm pressione o pulso com o dedo indicador e médio, contando os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4.
frequência cardíaca de repouso (ou basal) é a FC mensurada em completo repouso. O correto seria aferir os batimentos de manhã, logo após acordar e com a pessoa deitada de costas. Como a mensuração dessa forma é inviável nas academias e clubes, nesses locais o aluno é colocado sentado. O aluno é colocado deitado quando ele for a academia sem ter treinando por 24 horas.
Durante o treino você pode usar o mesmo método para analisar a frequência, ou se possível usar um monitor cardíaco. Hoje em dias há vários monitores com preços mais acessíveis e alguns frequencímetros  que são verdadeiro coletor de informações.
Quer saber qual é sua frequência cardíaca de treino? Clique aqui fazemos a conta para você!
Gostou? Faça o calculo e compartilhe!
Fonte: http://horadotreino.com.br/